Primeira cidade cujo mar pode ser visto da BR-101 ao vir desde o sudesde do país, Barra Velha é privilegiada não apenas pela natureza que favorece o potencial turítico da região, mas principalmente por sua localizaão oportuna, que contribui para posicionar a cidade no rol das principais opções de investimento de grandes empresas.

Cortada pelo principal elo rogoviário do sul do Brasil, a rodovia BR-101, a cidade encontra-se entre Joinville e Itajaí (pólos comerciais de Santa Catarina), bem como a importates portos da América do Sul, como Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá, e também a minutos dos aeroportos de Joinville, Navegantes e Curitiba.

Com um potencial de crescimento acima da média do país aliado às suas facilidades logísticas e sua localização, Barra Velha e região tem atraído cada vez mais empresas de grande porte, como o Centro de Distribuição e Logística das lojas Havan, a Cebrace Cristal Plano, fruto de uma joint-venture entre dois dos maiores grupos produtores de vidro plano do mundo, a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão), a Altona, empresa do setor de fundidos em aço e ligas especiais e a primeira montadora na America Latina da BMW, instalada em Araquari, a poucos quilômetros do centro de Barra Velha.

Com mais investimentos, a região amplia exponencialmente sua demanda, com um crescimento de consumidores com maior poder aquisitivo e de consumo. Não por acaso, franquias como Subway e McDonald`s já usufruem desta realidade, com unidades em Barra Velha.